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Tutorial: Jogo de plataforma em flash - Parte 06

Ai pessoal a sexta parte do jogo de plataforma, demorou mas saiu:
Códigos usados no tutorial:
 Código para ser adicionado na função (enterFrame) do MovieClip "inimigo":
  • Código que é ativado quando o personagem colide com o inimigo enquanto está caindo, então o inimigo será destruido:
            if(this.hitTest(_root.personagem._x, _root.personagem._y, true)&& _root.personagem.pcaindo){
                 this.gotoAndStop("morto");        
            }
  
  • Código que é ativado quando o personagem colide com o inimigo enquanto não está caindo, então o personagem perderá uma vida e as posições dos objetos do jogo serão resetadas:
           if(this.hitTest(_root.personagem) && !_root.personagem.pcaindo)
          {
               _root.colisao._x = 460;
               _root.personagem._x = 33;
               _root.personagem._y = 300;
               this._x = 675;
              _root.personagem.vida -=1;
              if(_root.personagem.vida <= 0)
              {
                 _root.gotoAndStop("gameover");
              }
         }

Ok pessoal é isso, acho que essa será a antepenúltima video aula desta série, obrigado por assistir, comentar, favoritar e se inscrever no canal, na próxima video aula nós melhoraremos a parte gráfica do nosso jogo, até a próxima.

Comentários

  1. o tutorial esta otimo
    vc soh nao explicou o lance do
    _root.colisao._x = 460;
    _root.personagem._x = 33;
    _root.personagem._y = 300;
    this._x = 675;
    nao entendi muito bem esse codigo. no meu o inimigo volta nao no lugar que ele estava mas vai para perto do personagem

    ResponderExcluir
  2. Opa cara blz, esse código é para retornar os objetos as suas posições iniciais, então faça o seguinte, veja quais são as coordenadas (x e y) do seu personagem e coloque assim:
    _root.personagem._x = posiçaoXdopersonagem;
    _root.personagem._y = posiçaoYdopersonagem;
    depois faça assim:
    this._x = posicaoXdoinimigo;
    _root.colisao._x = posicaoXdocenario(objcolisao);

    vlw cara, qualquer coisa é só falar.

    ResponderExcluir
  3. e quando é q vc vai colocar os códigos usados nas partes anteriores do tutorial?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastório, cara se você quiser o código completo é só ir na aba Downloads aqui no blog, ali tem os links para os downloads dos projetos completos, um abraço.

    ResponderExcluir

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